terça-feira, 16 de maio de 2017

Quando eles passam a comer igual à família :)

Nos últimos dois anos muita coisa mudou cá em casa :)

Fui mãe e tenho um pequenino com 14 meses.

Na consulta dos 12 meses a pediatra disse: a partir de agora ele come a comida dos pais. Já pode ir ao restaurante! Não pode comer chocolate nem enchidos e cuidado com o sal, de resto é igual!E se ele tiver dificuldade em comer a vossa comida, triturem e misturem na sopa.
Felizmente para o nosso pequeno a dificuldade é não comer o dia todo!! :D

Mais do que nunca, a questão "o que queres jantar hoje"?, passou a ter uma enorme importância cá por casa.

Na creche a alimentação é super cuidada e diversificada. Três dias por semana os bebés comem peixe e têm apenas dois de carne ao almoço. Para além disso a comida tem imensos vegetais e sabores diversificados como leite de cocô por exemplo.

Para conseguir ter todos os dias jantar na mesa cá de casa, mais do que nunca, a estratégia passa pela organização!!

O menu da creche é divulgado na 6ª feira para a semana seguinte. Sexta-feira à noite ou Sábado de manhã faço o menu dos jantares e a lista das compras. Fazer as compras com lista e semanalmente fez com que o dinheiro gasto em supermercado por mês seja muito menos do que quando fazíamos apenas uma vez por mês às compras.

No Sábado, enquanto o bebé dorme a sesta, vou ao supermercado e tento ir ao talho e se necessário à frutaria.

Por vezes as compras programadas para uma semana acabam por dar para quase duas.

Opto sempre por dar a proteína diferente daquela que comeu na escola, ou seja, se comeu peixe ao almoço, ao jantar teremos carne. Outra coisa que tento sempre é não repetir proteínas nem acompanhamentos ou os legumes principais das sopas.

Nem sempre é fácil, mas se estivermos a olhar para o menu da escola e para os livros que andam cá por casa e que servem de base para tudo o que faço, ajuda muito.

Tento dar o máximo de utilização à Bimby porque facilita muito e por isso o livro base da Bimby e o "1, 2, 3 Uma colher de cada vez" têm sido bíblias.

Para além disso,vou estando atenta às refeições da escola e criando as minhas próprias receitas.

O meu filho detesta comida seca por isso tenho sempre que dar largas à imaginação e tentar ao máximo ter uma oferta saudável.

Não pretendo que este blog substitua as idas ao pediatra ou ao nutricionista infantil.

Vou passar a partilhar aqui com vocês os nossos jantares, almoços, lanches e afns que julgue que vos possam ajudar na organização da vossa semana e que vos ajudem a variar na alimentação da vossa família.

Sou mãe mas também sou profissional por conta de outrem e além de tudo isso tenho a minha empresa. Prefiro passar tempo de qualidade com o meu filho mas ainda assim pretendo ao máximo dar-lhe a alimentação mais saudável possível, O meu filho come papas processadas quando em que ser e numa emergência também lá vai um iogolino. Como tal, não esperem vir aqui encontrara um blog radical no que diz respeito a este ponto. É o blog de uma família normal para famílias como a nossa :)

Muito obrigada por estarem desse lado! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...